Leia! Em breve mais indicações :D

  • Ao Professor com o Meu Carinho- Rubem Alves
  • Escola e rua: jovens egressos recontam esta história- Nara Ramos
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Estratégias Para Auxiliar o Problema de Evasão Escolar - Franklin P. Schargel
  • O Mistério das Bolas de Gude - Gilberto Dimesntein
  • Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire
  • Pedagogia da Esperança- Paulo Freire
  • Quem grita perde a Razão- Luiza Ricotta

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Filme Verônica, um retrato de uma situação muito atual!

Elenco: Andréa Beltrão, Marco Ricca, Matheus de Sá, Giulio Lopes.
Direção: Maurício Farias
Gênero: Ação
Duração: 87 min.

Sinopse: VERÔNICA é professora da rede municipal de ensino há vinte anos e agora, na iminência de se aposentar e passando por sérios problemas pessoais, está exausta e sem a paciência de sempre. Um dia, na escola em que trabalha, ela percebe que ninguém veio buscar Leandro, um aluno de oito anos. Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar no alto do morro, encontram a polícia e muito tumulto. Traficantes mataram os pais de Leandro e querem matá-lo também. Verônica foge com o menino. Ela procura ajuda e descobre que a policia também está ligada ao assassinato dos pais do menino. Sem poder confiar em ninguém, ela decide esconder o garoto. Assim, Verônica é obrigada a enfrentar policiais e traficantes para sobreviver. E enquanto procura uma maneira de escapar com o menino, redescobre sentimentos que estavam adormecidos na sua vida solitária e difícil.

http://www.youtube.com/watch?v=nmeGK572Nh0

Nós apoiamos essa Idéia!



 

Entre em Contato :D

Endereço:
Av. Roraima - Faixa de Camobi -Km 9.
Reitoria - Sala 936.
Cep-97105900
Santa Maria - Rio Grande do Sul

Telefone para contato:
55 32209532

E-mail:
nejif@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/nejif

Ações do Núcleo


PROJETO: Pesquisa Diagnóstico sobre Serviços Escolares e Não- Escolares de atendimento à Infância, à Juventude e às Famílias em Santa Maria/ RS.

Objetivo Geral: Conhecer e mapear  os serviços escolares e não-escolares de atendimento à infância, juventude e famílias em Santa Maria para articulação em rede.

Mais informações: Observamos em Santa Maria em relação à Rede de Atendimento escolar e não-escolar para a infância, juventude e famílias a mesma situação que ocorre no restante do país, onde a mesma não existe de fato, e sentimos a necessidade de estarmos nos debruçando sobre esta questão e auxiliando nesta construção efetiva.
A partir da Pesquisa e Diagnóstico envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social em Santa Maria, desenvolvida no ano de 2003, pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA percebeu-se que o problema da infância, da juventude não pode ser tratado de maneira superficial.
Os resultados obtidos na referida pesquisa apontaram a região oeste e norte de Santa Maria como as mais vulneráveis. Na região oeste registraram-se os maiores índices de violência contra a criança e o adolescente; situação de rua (tomando-se o índice registrado pelas entidades) e trabalho infantil. A região norte aparece como a segunda região mais vulnerável de Santa Maria, figurando em primeiro lugar: na utilização de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes; por número de jovens atendidos em medida sócio-educativa não privativa de liberdade; também em situação de rua (considerando-se aqui as crianças e adolescentes abordados nas ruas de Santa Maria). Quanto ao número de adolescentes gestantes a zona leste apresenta o maior índice de ocorrências e a região norte, o segundo.
Foram visitadas 97 instituições escolares e não escolares da região. Estamos atualmente em processo de análise dos dados e montando juntamente com o Curso de Geógrafo o mapa com as entidades devidamente localizadas por GPS.






PROJETO: Ações Coletivas com Crianças, Adolescentes, Jovens e Familiares em Situação de Risco Pessoal e Social.

Objetivo Geral: Construir ações coletivas para a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares em situação de risco pessoal e social nas políticas públicas, contribuindo para sua efetiva cidadania.

Mais unformações: Os acadêmicos que fazem parte da pesquisa, trabalhando em duplas, em determinados bairros da região norte, escolheram em seu bairro de pesquisa, uma escola para fazer acompanhamento da situação de crianças e adolescentes que recebem “Bolsa Família”, para visitação e estudo da situação destas crianças, adolescentes e de suas famílias, posteriormente encaminhando para programas e projetos dos serviços escolares e não-escolares.




PROGRAMA: Programa de Apoio à Infância, à Juventude e suas famílias em Políticas Públicas.

Objetivo Geral: Construir parcerias para a efetivação da rede de atenção integral em políticas públicas, para a infância, juventude e suas famílias a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Mais informações:
Propomos um programa de extensão para a cidade de Santa Maria que tenha por finalidade a construção de parcerias para a efetivação de políticas públicas, cidadania e ações coletivas voltadas para a infância, juventude e suas famílias. Neste sentido, o presente programa de extensão mostra-se relevante para Santa Maria e região, bem como possibilita a criação de novos canais de atuação da Universidade Federal de Santa Maria a partir de uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar em plena construção, com as seguintes diretrizes:
- Capacitação permanente para o reordenamento institucional e conscientização da aplicabilidade das ações dos diferentes segmentos que atuam na defesa dos direitos da infância e da juventude;
- Integração permanente entre todos os órgãos de todas as esferas que atuam com a área da Infância e da Juventude, de forma a garantir um fluxo de informações e trocas de experiência que subsidiarão, com segurança, a tomada de decisões;
- Desencadeamento em todos os níveis, de programas para apoio, orientação e promoção à família tendo em vista a conscientização e comprometimento da comunidade com as causas emergenciais que afetam a infância e a juventude (ética, violência, sexualidade, trabalho infantil, drogadição, etc.).
- Formação de novas parcerias, envolvendo o Poder Público através do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Santa Maria, o que sinaliza para a realização de um trabalho conjunto em prol do social;
- Integração dos cursos de graduação envolvidos, pois possibilita o intercâmbio de saberes e a troca de experiências entre os profissionais e os acadêmicos dos respectivos cursos;
- Desenvolvimento da extensão como uma atividade privilegiada dentro da academia, oportunizando espaço para a realização da prática profissional e para a interação do futuro profissional com o meio social em que vai atuar, fatores que contribuem para a formação de um profissional crítico, comprometido com o seu tempo e com as mudanças sociais que se fazem necessárias;
- Possibilidade da Universidade Federal de Santa tornar-se um referencial regional neste campo de atuação, o que colabora na formação de uma verdadeira cultura universitária, firmada nos, pilares ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.